Tragam os homens viris de volta!
- Mari
- 15 de dez. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de fev. de 2021
Com certeza, se você é uma pessoa ligada nas notícias, principalmente as do mundo pop, você viu a polêmica que a capa da Vogue americana de Dezembro causou.
Tudo começou quando o cantor, compositor e ator Harry Styles posou para a capa de umas mais renomadas revistas no mundo da moda, entretanto, o que chamou a atenção do público foram as roupas usadas por Harry durante o ensaio. Para quem acompanha o cantor há algum tempo, já deve ter notado que ele não tem limites para a criatividade quando o assunto é se vestir, sempre aposta em looks coloridos, com estampas diferentes, misturando estilos. Claro que dessa vez não poderia ser diferente.
(Para ler a matéria completa clique aqui.)
Conhecido por utilizar inúmeras vezes modelitos da marca italiana Gucci, Styles aparece na revista usando, entre os vários looks, um vestido da marca que causou bastante polêmica, principalmente depois do comentário que a ativista Candece Owes fez em seu twitter:
"Não há sociedade que possa sobreviver sem homens fortes. O oriente sabe disso. No ocidente a feminilização constante de nossos homens, ao mesmo tempo em que o marxismo está sendo ensinado aos nossos filhos, não é uma coincidência. É um ataque direto. Tragam os homens viris de volta".
Apesar desse comentário e toda essa movimentação terem acontecido em meados de Novembro, ainda é uma discussão importante a se fazer. Afinal, o que é ser um homem viril?
Como vimos anteriormente aqui no blog, nossas vestimentas dizem muito sobre nós, mas, dizem também muito sobre nossa cultura. Se formos puxar a linha do tempo da história e observarmos as roupas, veremos que durante muito tempo os homens utilizaram o que hoje chamamos de saia. Desde os gregos, romanos, o povo nórdico, os egípcios, chineses e mais diversos povos fizeram utilização dessa peça, que atualmente configuramos como sendo uma espécie de saia, e nem por isso foram considerados "menos homem" por isso. Atualmente ainda existe essa cultura, por exemplo, na Escócia ainda é comum o uso do kilt pelos homens, que inclusive é utilizado por Harry no ensaio.
Vamos inverter um pouco a situação. Assim como o uso de saias é considerada por muitos como uma peça exclusiva da indumentária feminina, ainda hoje existem pessoas que acreditam que o uso de calça por mulheres é inadmissível. Difícil de acreditar né? A utilização da peça pelas mulheres, que até meados do século XIX era usada apenas por homens, foi um dos símbolos da emancipação feminina e hoje em dia quase todas as mulheres possuem ao menos uma espécie de calça em casa.
Essas mulheres deixaram de ser femininas? Não mesmo. Então por que os homens que utilizam saias, brincos, colares são considerados não viris?
Muitas roupas e acessórios que usamos hoje em dia foram ou ainda são consideradas de apenas um grupo específico de usuários. Quando falamos de moda estamos falando de arte. Estamos falando de nos expressar, fazer críticas, nos tirar da zona de conforto, e a criatividade é fundamental para que isso aconteça. Uma vez que colocamos limites do que deve ou não ser feito, ou como deve ser feito, estamos limitando essa criatividade. Como o próprio Harry diz em sua entrevista para Vogue:
"Sempre que você está colocando barreiras em sua própria vida, está apenas se limitando. Há tanta diversão em brincar com roupas. Nunca pensei muito sobre o que isso significa - torna-se apenas uma parte estendida da criação de algo."
Usar ou não algo não vai fazer você ser mais isso ou mais aquilo. O fato de ser ou não qualquer coisa depende das nossas intenções e de quem somos de verdade, nossa identidade é formada de dentro pra fora e não de fora pra dentro.
Gostaram do post? Espero que sim! Não se esqueçam de curtir e compartilhar.
Beijinhos,
Mari :)
Commentaires