A moda não é necessária!
- Mari
- 15 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de fev. de 2021
Já perdi as contas de quantas vezes ouvi essa frase e muitas outras parecidas com essa, mas, você já parou para pensar o que é moda? Bem provável que sim.
A moda pode ser definida como um fenômeno sociocultural que vai expressar os costumes de uma sociedade. Para muitos, ela possui apenas a função de pudor ou de ornamentação, mas ela vai muito além disso.
Atualmente temos registros de vestimentas usadas pelos povos antigos lá na Mesopotâmia entre 100.000 e 500.000 anos atrás, e desde essa época é possível ver que a vestimenta tinha de fato a função de pudor, assim como, a de adorno. Entretanto, mesmo sendo utilizada para essas duas funções ela também distinguiam as pessoas seja na faixa etária, gênero, identificação de tribo, e até classes sociais. O mesmo aconteceu com o povo egípcio, romano, grego e ainda acontece nos dias atuais.

Com certeza você conhece alguém que não sai de casa sem se arrumar da cabeça aos pés, se você não conhece é provável que você seja essa pessoa. Independente de ser uma escolha racional ou irracional a maneira como nos vestimos em todas as condições diz muito sobre nosso humor, como estamos nos sentindo no momento e em certos casos até sobre nossa personalidade. "Mari então você está dizendo que podemos ser julgados por nossas roupas?" NÃO! A moda e a maneira como nos vestimos é uma linguagem não verbal com significado de diferenciação, ou seja, maneiras diferentes de pensar, agir, vestir, comportar e comunicar, que, como comunicação, ela tem significados variados.
A moda, tanto na hora de vestir e de criar, também pode ser usada para fazer protestos, críticas, expressar opiniões políticas e é uma grande aliada, afinal, a moda é uma expressão artística. Um dos casos mais famosos de como a moda foi usada não só como pudor e adorno, mas como uma ferramenta de protesto, foi o caso da estilista brasileira Zuzu Angel.
Zuzu foi uma estilista brasileira que usou da moda e de suas criações para protestar contra o governo militar no Brasil e suas ações. Em suas criações era possível ver elementos que mostravam e representavam o momento em que o Brasil estava passando, essa coleção foi fundamental para dar visibilidade à situação do Brasil e do brasileiro.
Portanto, a moda é sim necessária e é impossível viver sem ela, querendo ou não. Se paramos de vê-la como algo fútil e passarmos a ver como uma expressão artística que conta e reflete nossa história e costumes, começamos a aprender apreciá-la de uma forma diferente.
Gostaram do post? Espero que sim! Não se esqueçam de curtir e compartilhar.
Beijinhos,
Mari :)
Comments